O Neolítico

09/06/2013 16:37

 


O neolítico, também chamado de idade da pedra polida, é o período da pré-história compreendido aproximadamente entre 12000 a.C. e 4000 a.C. Durante este período surgiu a agricultura e a pastorícia, o que permitiu às populações um aumento do tempo de lazer, devido à disponibilidade de alimento. A necessidade de armazenar os alimentos e as sementes para cultivo levou à criação de peças de cerâmica, que foram gradualmente ganhando fins decorativos. Por outro lado, a fixação inerente à agricultura provocou a passagem do nomadismo à sedentarização e o aparecimento de uma nova economia de produção, bem como o desenvolvimento da vida em sociedade e o avanço cultural. Foi neste período, que foram assentes as bases para a civilização em que hoje vivemos.

O Neolítico

 

 


O Neolítico, embora tenha surgido inicialmente na Ásia Menor por volta de 10000 a.C., levou milhares de anos a expandir-se ao longo do Mediterrâneo e a chegar à Península Ibérica. Muitas vezes acontecia existirem populações neolíticas em regiões onde outras viviam ainda da caça, da pesca e da recolecção, tal como no Paleolítico. Era também normal povos neolíticos alternarem as práticas da agricultura e da domesticação de animais com as outras actividades mais antigas que, afinal, ainda hoje se praticam.
 

 

 

Esquemas como este, são uma espécie de resumo visual de um aspecto histórico ou mesmo de um tema ou unidade de conteúdos que estejas a estudar. Dão as linhas gerais e são como os ramos de uma árvore despida no inverno. Precisam de estudo e reflexão para se encherem de folhas na Primavera, para que à entrada do Verão, possas colher as suas primícias.

Por isso, não te fies apenas em esquemas. Não são o abre-te sésamo ou a solução milagrosa que estavas à espera. Mas que podem ajudar, podem...

 

Cerâmica

Cestaria

Enxó e foice

Habitação

Síntese esquemática - A Revolução Neolítica
(Páginas da História - Asa).jpg
 

 

 
 
 



As primeiras aldeias de agricultores, durante o Neolítico, cresceram lentamente até se tornarem cidades. A cidade mais antiga que se conhece é Jericó, na Palestina. Os habitantes de Jericó viviam em pequenas casas redondas ou retangulares construídas com tijolos de argila (2). Os mortos eram enterrados sob as casas e pensa-se que os seus crâneos eram deixados à vista, como sinal de veneração. Através do comércio com outras comunidades (3) e da pastoricia (4), Jericó tornou-se uma cidade rica, o que causou a inveja das regiões vizinhas. Para se protegerem, os seus habitantes construíram uma enorme muralha de pedra à volta da cidade (1), cerca de 8.000 a. C.